quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Eu, Christiane F. 13 anos, drogada e prostituída


Christiane F. sempre foi uma das minhas histórias favoritas, um dos meus filmes da linha Drama favorito. Não sou um drogado viciado em heroína – pelo menos por enquanto o meu vício é o chocolate, iogurtes e negresco – mas Christiane F. é pura inspiração para o meu lado sombrio hahaha, aquele lado dark que às vezes surge do nada. Acho que todos temos esse lado, principalmente dos 13 aos 17 anos. Okay, não sou adolescente fazem uns 100 anos, mas ainda afloro meu lado cisne negro em alguns momentos hahaha

A história de Christiane F. é baseada em fatos reais. Aconteceu em Berlim na década de 70 *-*, regada com muito David Bowie e um famoso pub alternativo (SOUND), taxado na época como “a discoteca mais moderna da Europa” onde a galera da geração se encontrava.

Christiane Vera Felscherinow nasceu em Hamburgo de 1962. Mudou-se para Berlim em 1968 com os pais e com a irmã mais nova. Morou primeiramente no distrito municipal de Kreuzberg, depois no distrito municipal de Neukölln. Mas foi no bairro de Groppiusstadt, onde Christiane começou a envolver-se com as drogas ao frequentar o Grupo de Jovens. Em 1974, aos 12 anos de idade, começou a fumar maconha e a consumir medicamentos como Valium e Mandrix, além de LSD.

Uma nova droga começava a circular nas cenas em Berlim. Era a heroína, ou simplesmente "H", como era mais conhecida. Apesar de temida pelo seu alto poder de viciar e por representar alto risco de morte, todos os amigos de Christiane acabaram viciando-se com heroína. 
Aos 13 anos Christiane F. injetou heroína pela primeira vez e a partir daí sua vida quase acabou, chegando no fundo do poço aos 14 anos, dando início à prostituição em troca de drogas. A maioria dos amigos de Christiane morreu vítima da heroína, entre eles sua amiga Babsi (Babette D.) que com 14 anos foi a mais jovem vítima da heroína, além de Andreas W. (Atze) — que deixou uma carta de conselhos aos jovens alertando sobre o perigo da heroína —, e Axel, ambos com 17.


- Christiane sobreviveu, mas nunca conseguiu se livrar do vício. 
 Atualmente aos 46 anos de idade a Christiane da vida real voltou a tomar drogas pesadasO filho (Jan-Nicklas) vive atualmente numa instituição para menores nas redondezas de Berlim, e os avós deverão ajudar a decidir onde será a sua futura morada. O novo drama de Christiane começou no início de 2008, quando ela e o namorado decidiram emigrar para os Países Baixos levando a criança. Ao ter conhecimento do plano, a justiça alemã tomou a criança da mãe, com a ajuda da polícia. Pouco tempo depois, ela sequestrou o próprio filho e fugiu para Amesterdã. Na capital holandesa, Christiane voltou a consumir heroína.
Após uma briga com o namorado, Christiane regressou no final de junho de 2008 à Alemanha, quando seu filho foi retirado de sua guarda pelas autoridades alemãs. Christiane levaria uma vida normal hoje em dia, se não fosse o seu vício e sua eterna briga com as leis.

*No filme quem interpreta a misteriosa, tímida e drogada protagonista é a atriz Natja Brunckhorst que deu um show de interpretação.*













Segue o link youtubezado para quem quiser assistir o filme todo:
http://www.youtube.com/watch?v=S_v3JroDUgU
(a história de Christiane F. também é disponível em livro)






Nenhum comentário:

Postar um comentário